Cardápio online: tudo que você precisa saber

Veja o que é, como funciona e principais vantagens de ter um cardápio online para seu delivery

Se você trabalha com delivery de alimentação e ainda não sabe o que é ter um cardápio online para sua empresa, você está na página certa. Vamos explicar o que é, como funciona, principais benefícios e como você pode iniciar hoje mesmo, de forma gratuita, a criação do seu cardápio online.

O que é

Vamos começar pela definição de cardápio: lista de opções disponíveis que visa auxiliar na escolha do cliente. É comum que as opções (ou itens / produtos) estejam acompanhadas de preço e agrupadas em categorias.

Essa definição serve tanto para descrever um cardápio impresso – entregue pelo garçom; quanto a imagem do cardápio que o restaurante envia no WhatsApp para seus clientes; e em partes também define o que é um cardápio online. Porém, não cita o que o cardápio online tem de melhor para oferecer ao restaurante e a seus consumidores. Vamos ao próximo tópico.

Principais vantagens

Eu costumo dizer que a principal vantagem que o cardápio online proporciona ao restaurante é a dinâmica e autonomia para sempre mantê-lo atualizado.

No caso do cardápio impresso ou imagem, o restaurante depende de um profissional e de produzir novo material gráfico sempre que precisar incluir ou alterar qualquer item do cardápio. Por isso é comum vermos cardápios rasurados.

Já com uma solução de cardápio online isso não acontece. Pois, o cardápio online pode ser atualizado a qualquer momento através do painel administrativo. Com o SoftPede, por exemplo, é possível tirar um item do cardápio com apenas um clique. E quando este item estiver novamente disponível no restaurante, é necessário apenas um clique para que ele apareça novamente aos clientes.

A plataforma do SoftPede não tem limite de itens cadastrados e são várias funcionalidades disponíveis para manter o cardápio sempre organizado e atualizado, como já falamos neste outro post (contém vídeo).

Para o cliente, a principal vantagem é a experiência agradável ao realizar pedidos através de um cardápio online. Um erro comum cometido por alguns restaurantes, é enviar ao cliente uma imagem do cardápio no qual não é possível enxergar com clareza as principais informações.

Com o cardápio online, o restaurante envia ao cliente um link que ao acessar será apresentado de maneira legível todos os itens do cardápio com descrição, preço e foto. Neste mesmo link, o cliente seleciona os itens de seu interesse, informa a forma de pagamento, endereço de entrega e envia o pedido.

O cardápio do SoftPede é responsivo, ou seja, o layout se adapta para funcionar no celular, tablet e computador.

Crie seu cardápio online

Dependendo da quantidade de itens disponíveis em seu restaurante, em poucos minutos o seu cardápio online estará pronto e poderá ser enviado para seus clientes.

Neste momento, tudo que você precisa fazer é se cadastrar para criar uma conta no SoftPede. Com a conta criada, você terá acesso ao painel administrativo e poderá cadastrar categorias, itens e a lista de adicionais, configurar formas de pagamento, taxa de entrega, horário de funcionamento e muito mais.

Caso tenha dúvidas de como configurar o cardápio na plataforma, não se preocupe. Logo depois de criar sua conta, a equipe do SoftPede entrará em contato para te auxiliar. Você também pode entrar em contato conosco.

Com o cardápio online do SoftPede, você não paga taxa de adesão, não paga taxa de comissão das vendas e você tem 15 dias de teste grátis. Após esse período, é cobrada assinatura mensal no valor de R$ 59,99 caso você deseje continuar.

Mais sobre o SoftPede

O SoftPede é uma ferramenta de pedidos para delivery desenvolvida pela empresa Azalski. Com o SoftPede é possível criar um cardápio online e receber pedidos no WhatsApp ou na plataforma SoftPede, através da página de gestão de pedidos.

A plataforma SoftPede tem poucos meses no mercado, mas já tem conquistado espaço e não para de evoluir em funcionalidades. Nos primeiros quatro meses, foram realizados mais de 8 mil pedidos através do SoftPede em restaurantes de três estados.